Dourados encerra o 5º mês consecutivo com chuvas abaixo da média histórica
1 de maio de 2024Em meio as várias ‘ondas de calor’ atingindo Dourados desde o final do ano passado, o município chega ao quinto mês consecutivo sem que as chuvas aguardadas para o período, atinjam a média histórica.
Os dados são da estação meteorológica da Embrapa Agropecuária do Oeste, que coleta as informações desde o início da década de 1980.Em novembro de 2023, o volume das precipitações atingiu o nível acumulado aguardado para o período. De lá para cá, as expectativas não foram alcançadas.
Para se ter uma ideia, em dezembro, quando se inicia o verão, um dos períodos mais propícios às chuvas, Dourados registrou apenas 40,1 milímetros, diante da média histórica de 170,3mm esperados para esse mês.Já em janeiro, fevereiro e março, o município atingiu volumes de 152,4mm, 89,8mm e 37,5mm, enquanto o esperado era de 165,4mm, 148,7mm e 138,6mm, respectivamente, de acordo com os dados da estatal.
Na terça-feira (30/4), Dourados completou duas semanas de período ‘seco’ e com isso, os números de abril terminaram abaixo do esperado. Dos 109mm em média, foram 89,1mm de precipitações.
Tal situação, na opinião de especialistas do assunto, apontam para o período de transição do fenômeno conhecido como El Niño, para o La Niña.
Para o primeiro dia de maio, não há previsão de chuva. Atualmente, Dourados se encontra em alerta emitido pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) para ‘onda de calor’, com previsão de encerramento às 18h de hoje.
A temperatura nesta quarta deve ficar entre 19ºC e 30ºC, segundo o Instituto.
Fonte: Dourados News