Em Dourados, Dia da Oportunidade reúne empreendedores e quem deseja ingressar no mundo dos negócios
16 de junho de 2022Com ampla programação gratuita para a população em geral, o Dia da Oportunidade foi realizado em Dourados, no Centro de Convenções do município, e reuniu mais de mil participantes, entre empreendedores locais, pessoas em busca de conhecimento para abrir o próprio negócio e estudantes. Nos dias 14 e 15 de junho, o evento realizado pelo Sebrae/MS, por meio do programa Cidade Empreendedora, em parceria com a Prefeitura Municipal, realizou 45 capacitações, entre elas uma palestra show com ilusionistas, mostras de inovação e robótica, e sessão de negócios.
A abertura oficial do evento foi realizada no final da tarde do primeiro dia com uma solenidade em que estiveram presentes representantes do Sebrae/MS, Prefeitura Municipal e lideranças locais. Na data, o prefeito de Dourados, Alan Guedes, ressaltou a importância do evento para o município e, principalmente, para fortalecer o comércio local nesse contexto de retomada econômica.
“Juntamente com o Sebrae, a prefeitura tem conseguido realizar um trabalho de apoio aos micro e pequenos empreendedores que é o nosso foco de atuação. Quando contratamos o Cidade Empreendedora, o que nos motivou foi a possibilidade de oferecer pela iniciativa do poder público uma contrapartida pelos anos difíceis que os empresários enfrentaram com a pandemia, então, gente fica muito feliz com a possibilidade de quem empreende poder estar aqui hoje, conhecer mais sobre estratégias de negócios, fazer networking e conseguir melhorar o seu empreendimento”, destacou o prefeito.
Segundo a diretora-técnica do Sebrae/MS, Maristela França, o evento vem somar com todo o trabalho que é realizado pela instituição em Dourados. “Essa é uma ação de destaque do programa Cidade Empreendedora que começou aqui em maio do ano passado. Já realizamos mais de 9 mil atendimentos aos empreendedores e esse evento é mais uma iniciativa voltada para fortalecer esse público. Com o Dia da Oportunidade em Dourados, encerramos a realização de 22 eventos desse porte nos municípios que integram o programa. É o Sebrae de Mato Grosso do Sul fazendo a diferença para o desenvolvimento do nosso estado, atendendo o potencial empreendedor e o pequeno, e atuando em parceria com várias instituições que juntas fazem acontecer”, ressaltou Maristela.
Durante a abertura do evento também estiveram presentes o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Cleriston Recalcatti; o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Dourados (ACED), Paulo Roberto Campione; o presidente do Sindicato Rural, Ângelo Ximenes; e o presidente da Câmara Municipal, vereador Laudir Munaretto.
Ações para os pequenos negócios
A principal atração do Dia da Oportunidade foi a palestra-show “O impossível é uma ilusão – empreendedorismo, inovação e tecnologia” com os ilusionistas Klaus Duraes e Henry Vargas. Considerados os melhores profissionais da área na América Latina, os dois são campeões internacionais de ilusionismo e mostraram para os participantes de forma divertida e surpreendente estratégias que podem ser adotadas para inovar no mundo dos negócios.
Outras ações foram realizadas para promover os pequenos negócios de Dourados, como a Feira de Negócios. No espaço, empreendedores locais tiveram a oportunidade de mostrar o que vendem para a comunidade. Entre os 20 expositores presentes, estava o casal Andrea Palhavam e Ivo Garay, proprietários da empresa Dioli Alimentos.
Eles produzem farofas temperadas a base de mandioca adquirida da agricultura familiar e montaram uma fábrica. Com a ajuda do Sebrae, por meio do Sebraetec, o casal melhorou a empresa e hoje disponibiliza os produtos em comércios como casas de carne, feira e mercearias. Segundo Andrea, participar do Dia da Oportunidade foi bom para expor o produto e adquirir mais conhecimento.
“Eu e meu esposo nos dividimos, fiquei vendendo os produtos e ele participando das palestras para que a gente possa aprender mais, principalmente, na área de finanças e gestão. A gente precisa melhorar o nosso fluxo de caixa e começar a separar o nosso dinheiro do dinheiro do negócio, além de fazer um networking maior e possibilitar que a nossa marca se torne conhecida, então, esse evento foi uma ótima oportunidade em muitos sentidos”, comentou Andrea.
Nos dois dias de evento foram realizadas palestras e oficinas com temas voltados para a gestão financeira, marketing digital, vendas, inovação, liderança, sustentabilidade, crédito e empreendedorismo feminino. A possibilidade de adquirir conhecimento de forma gratuita foi o que atraiu a maioria dos empreendedores que participou do evento como Renata Lopes de Oliveira, que atua na área de semijoias e assistiu à palestra “Separando as contas pessoais do meu negócio”.
“Eu achei gostei bastante, pois ao mudar a forma de agir a gente começa a ampliar a visão para melhorar o negócio. Sou nova no mercado, mas tenho autoridade no assunto porque eu sempre gostei de semijoias, tanto que de consumidora, passei a empreender na área. Então é um desafio e eu estou buscando conhecimento para que eu consiga monetizar o que eu amo”, expôs a empreendedora.
Outra ação importante promovida para os empreendedores locais, foi a Sessão de Negócios. No segundo dia de evento, promoveu um encontro entre os pequenos negócios locais e representantes da Inpasa Agroindustrial – maior produtora de combustível limpo e renovável à base de milho da América Latina que, desde 2021, deu início a construção de uma unidade em Dourados, a terceira no Brasil. A proposta da iniciativa foi conectar o grande empreendimento aos empresários de Dourados que têm potencial para se tornarem fornecedores.
Mostra de inovação e ações para a população
O Dia da Oportunidade também trouxe para o público a mostra de inovação “Living Lab Day”, quando o Sebrae/MS apresentou ao público trabalho desenvolvido pelo laboratório e expõe produtos digitais como Simulador de Negócios e Vitrine Digital. O espaço também mostrou as possibilidades de criação de novos produtos a partir de uma impressora 3D e de uma mini fresadora de precisão.
Já, em parceria com o Sesi, foi realizada uma mostra de robótica e, em conjunto com o Senai, a população interessada em adotar a instalação de painéis para a captação de energia solar pôde levar a conta mensal de energia para análise. Além disso, no espaço, teve um ponto de coleta de lixo eletrônico disponibilizado pela Recic.LE (Associação de Recicladores de Lixo Eletro Eletrônicos de Mato Grosso do Sul).
Para obter mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora acesse o site ou ligue para o número 0800 570 0800.