Em um mês, 22 mil pessoas foram vacinadas contra a dengue e Dourados receberá mais doses em breve
5 de fevereiro de 2024Dourados, primeiro município brasileiro a iniciar a vacinação em massa contra a dengue, atingiu a marca de mais de 22 mil pessoas vacinadas desde o início da campanha em janeiro, o que totaliza 15% da população alvo imunizada. O objetivo inicial da campanha é atingir 150 mil pessoas entre 4 e 59 anos idade.
No dia 03 de fevereiro, a ação começou na maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul –relembre aqui-.
Em entrevista ao Dourados News o gerente do Núcleo de imunização do município, Edvan Marcelo Marques, afirmou que espera um avanço maior da vacinação nos próximos dias e citou que no início de ano, muitas pessoas se encontram de férias, o que impacta no alcance da campanha. “Estamos satisfeitos (com a campanha), mas esperávamos ter atingido um número maior de imunizados, porém sabemos que janeiro é um mês atípico, muitas pessoas estão em viagens com a família e acabam não se atentando para questões como essa. A partir de agora nossa preocupação é avançar, pois temos um número alto de pessoas para serem imunizadas até abril”, afirmou.
Edvan informou que o município recebeu 90 mil doses do imunizante e está prestes a receber mais um lote de vacinas no começo de março. Ele afirmou que além da disponibilização dos imunizantes em todos os postos de saúde, há previsão de um ‘mutirão’ para levar as vacinas até comércios e empresas na cidade.
Quem pode tomar a dose
Podem tomar a vacina pessoas entre 4 e 59 anos, o esquema vacinal é composto por duas doses com intervalo de três meses entre elas. Além da Qdenga, serão ofertadas também a vacina bivalente contra covid-19, vacina contra influenza e outras que fazem parte do PNI (Plano Nacional de Imunizações).
Segundo estimativas do Ministério da Saúde, o Brasil pode atingir até 5 milhões de casos de dengue em 2024. O alto índice seria resultado de uma combinação de fatores, como calor intenso, grande volume de chuvas, e o ressurgimento dos sorotipos 3 e 4 do vírus que causa a doença. Ainda de acordo com a pasta, o número de mortes também pode ser recorde neste ano.
A imunização faz parte de um projeto inédito do laboratório japonês Takeda com o município e com o pesquisador e professor da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) Julio Croda.
Serviço
A vacina está disponível no horário comercial em todos os postos de saúde de Dourados. O PAM também participa da campanha e está vacinando de segunda a sexta-feira das 14h às 19h e aos sábados das 8h às 17h.
Fonte: Dourados News