Enquanto mercados mostram timidez, fábrica local vende ovos de chocolate para o Pará
6 de março de 2020Faltando 38 dias para a Páscoa, a redação do Dourados News visitou duas lojas de redes diferentes de supermercados e uma fábrica de chocolates em Dourados para saber quais são as expectativas de vendas para esse período do ano.
Enquanto uma das empresas tem a perspectiva de manter o mesmo planejamento de vendas de 2019 e a outra ainda não elaborou um plano de compra e venda, a indústria está enviando parte dos ovos de chocolate produzidos até para Belém (PA).
Há 9 anos no mercado e mesmo tendo enfrentado alguns desafios, Rubens Triaca diz que o negócio da família tem prosperado, “hoje atendemos 70 municípios de Mato Grosso do Sul e enviamos até para fora do Estado”.
Em 2019, a fábrica vendeu 97 mil unidades de ovos de chocolate e a expectativa é que em 2020 esse número cresça, pelo menos, 5%.
No local, os trabalhos para a páscoa têm início em agosto, contando com um quadro de 15 colaboradores, entre contratados fixos e temporários.
“Além disso, no período da páscoa contratamos mais 40 pessoas temporárias para promoção de vendas em várias regiões do Estado”, explica Rubens.
Para Ronaldo Faria, funcionário há 3 anos, trabalhar com ovos de chocolate foi a oportunidade que precisava para ser reinserido no mercado de trabalho, “tinha saído de um emprego em uma usina e fui contratado temporariamente aqui. São áreas totalmente diferentes, mas aqui tive a oportunidade de aprender e voltar a trabalhar”, explica.
De acordo com a Associação Brasileira de Indústria de Chocolate, Amendoim e Balas (Abicab), “a indústria brasileira de chocolates gerou 14 mil vagas temporárias diretas e indiretas para atender ao período da Páscoa em 2020”.