
Escritora de MS estará presente na Bienal do Rio com lançamento e premiação de sua obra
19 de maio de 2025A escritora e educadora Marcia Brito vai representar o MS na badalada Bienal do Livro 2025, no Rio de Janeiro, no próximo mês de junho. Ela estará presente na feira internacional com sdua obra “A Abelhinha Zabeia,”, sua mais recente obra de literatura infantil. Além do lançamento, a escritora vai receber o Prêmio Carioca Excelência Literária 2025.
A obra – O lançamento de “A Abelhinha Zabeia”, acontecerá no dia 14 de junho, um sábado, das 13h às 14h, no estande da Editora Articule, durante a Bienal. Com ilustrações de Yarles Silva Napoleão, o livro transporta os leitores para a cidade de Melado, onde a adorável Zabeia e suas companheiras abelhas embarcam em uma jornada em busca de um novo lar.
Em meio a desafios, a união, a coragem e o afeto as levam a encontrar Dona Jandaia, uma senhora de coração generoso e profundo apreço pela natureza. Juntas, descobrem a força da colaboração e o valor inestimável da verdadeira amizade.
Multifacetada – Natural de Glória de Dourados e radicada em Dourados, Marcia Brito construiu uma trajetória profissional diversificada. Sua formação acadêmica abrange graduações em Letras/Inglês pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e em Administração Pública pela Universidade Federal de MS (UFMS), além de especializações em consultorias de Imagem, Estilo e Corporativa.
A busca por conhecimento a levou também a concluir uma graduação em Pedagogia em 2024. Atualmente ela se dedica aos estudos em Terapia Comportamental e faz parte do Grupo Literário Arandu, onde desenvolve projetos de publicações e valorização do escritor local.
No seu cotidiano profissional, Brito desempenha o papel de coordenadora pedagógica na Escola Municipal Loide Bonfim Andrade, em Dourados, atuando ainda como professora do Ensino Médio noturno na Escola Estadual Joaquim Ruiz, no distrito de Indápolis. Sua veia empreendedora se manifesta em sua atuação como consultora de Imagem e Estilo.
Em seu currículo, Marcia Brito conta ainda com expertise em ‘Oralidade e Escrita’, ‘Educação Especial’ e ‘Gestão Pública’, possuindo um MBA em Self Coaching. Ela encontrou na escrita um poderoso canal para expressar sua sensibilidade e compartilhar suas experiências de vida.
O ano de 2024 marcou a publicação de seu livro de poesias “Meus, Seus, Nossos Eus” – que inclusive foi selecionado para a Feira do Livro de Lisboa – e do livro infantil “Lotatá: a princesa das flores”, uma homenagem carinhosa à sua irmã Elizabeth.
As lembranças de sua infância no sítio em Deodápolis são uma fonte constante de inspiração para suas narrativas, permeadas por seu amor pelas palavras e pelas artes. Através de suas histórias, Marcia busca apresentar às crianças narrativas capazes de promover transformações significativas em suas vidas.
Reconhecimento -Além de sua produção literária, Marcia Brito se destaca por sua atuação como agente cultural. Ela se dedica com paixão à promoção da leitura e à valorização dos talentosos autores locais e está à frente do Projeto Dourados Literatura e História, uma iniciativa do Grupo Literário Arandu, com apoio de emendas parlamentares do vereador Sérgio Nogueira e do deputado federal Luis Ovando, ambos do PP).
Um dos objetivos do projeto é contemplar 30 bibliotecas de Dourados com obras de escritores da região, democratizando o acesso à literatura e fortalecendo a identidade cultural da comunidade.
Conforme o professor doutor Carlos Magno Amarilha, coordenador do Grupo Literário Arandu, a premiação de Marcia Brito no Rio de Janeiro representa um importante reconhecimento de sua trajetória e do impacto positivo de seu trabalho, consolidando como uma voz relevante na literatura contemporânea e uma figura essencial no cenário cultural. “É Um orgulho de Mato Grosso do Sul”, resume.