Estudantes de Dourados são premiados em competição nacional de matemática

Estudantes de Dourados são premiados em competição nacional de matemática

2 de fevereiro de 2022 0 Por meums
Spread the love

Estudantes do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) conquistaram nove medalhas, além de 44 menções honrosas, na 16ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), realizada em 2021.

Ao todo, foram quatro medalhas de prata e cinco de bronze, com medalhistas nos campi Aquidauana, Campo Grande, Corumbá e Dourados. Estudantes de oito campi receberam menção honrosa pela participação na competição. Confira a lista completa de premiados do IFMS.

O aluno do 5º semestre do curso técnico em Eletrotécnica de Campo Grande, Bruno Pereira de Paula, 16, foi um dos medalhistas de prata. O estudante já participou da OBMEP cinco vezes, e na edição de 2021 obteve seu melhor resultado.

“Por ter conquistado o bronze em 2019, nos últimos dois anos eu participei do Programa de Iniciação Científica Júnior. A cada dois sábados a gente se reunia virtualmente para discutir um conteúdo proposto pelo professor, e as provas eram difíceis e com prazo para responder. Acredito que esse programa me ajudou a obter a prata nessa última edição”, comenta.

O professor de Matemática do Campus Campo Grande, Anderson Martins Corrêa, explica que os docentes da área incentivam os estudantes a participar das olimpíadas de matemática.

“Nós temos um grupo de WhatsApp com mais de 70 participantes no qual são discutidos assuntos relacionados à área. Os próprios alunos trazem questões para serem resolvidas, e dessa forma eles se preparam para competições como a OBMEP. O resultado desse estímulo à participação em olimpíadas tem sido a evolução ano a ano no quadro de medalhas”.

Com a retomada do ensino presencial neste início do ano letivo de 2022, a expectativa é que os encontros quinzenais do grupo sejam retomados.

O docente também destaca a importância do fomento institucional para estimular a participação em olimpíadas de conhecimento. O último edital destinou R$ 250 mil para que os campi preparassem equipes nos anos de 2020 e 2021.

Fonte: Dourados News


Spread the love