Faltando 15% para conclusão da pista, aeroporto deve operar apenas em 2024
17 de agosto de 2023Com as atividades interrompidas há mais de 27 meses para obras de ampliação e reforma da pista, o Aeroporto Regional Francisco Pereira de Matos não deve voltar a operar em 2023, apesar de atualmente estar em fase final, restando 15% para conclusão.
Em entrevista coletiva realizada na manhã desta quarta-feira (16/8), o coronel do 9° Batalhão de Engenharia e Construção, Carlos Alexandre Bastos Vasconcellos, disse que o prazo de entrega da pista de pouso e decolagem vai até 31 de dezembro deste ano.
Porém, praticamente descartou a possibilidade de retomada dos voos no aeroporto de Dourados ainda em 2023, diante dos trâmites necessários para homologação envolvendo a prefeitura da cidade, a Anac (Agência Nacional de Aviação) e Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo).
Esse processo pode se estender por até 90 dias, sendo a Anac responsável por fazer o teste da pista, além da visita de equipe do Cindacta (Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo) que opera na parte de controle da circulação aérea.
“Nem tudo é necessário [estar concluído] para chamar a homologação. Pode ser que essa parte tenha início antes mesmo da entrega total das obras, de cravarmos 100%”, disse o Coronel em encontro organizado pela Aced (Associação Comercial e Empresarial de Dourados).
Entre os serviços que a 9ª Companhia tem que concluir nos próximos meses está a parte da hidro-semeadura de faixa de pista e reforço na pista, que é uma camada de asfalto, além de ajustes na parte elétrica.
Outros serviços externos que não impedem o pedido de homologação para retorno da operação do Aeroporto Regional de Dourados serão executados em paralelo com estes trâmites legais.
FOTO INTERNA – Carlos Alexandre Bastos Vasconcellos, Coronel do 9° Batalhão de Engenharia e Construção – (Crédito: Fabiana Oliveira/Dourados)
Fonte: Dourados News