Golpistas que oferecem conteúdo adulto nas redes sociais fazem vítimas em Dourados
15 de fevereiro de 2023Se você tem rede social, provavelmente, deve ter notado a quantidade de “perfis falsos” nas plataformas ultimamente. Muitos desses perfis são criados para espionar pessoas, aplicar golpes e disseminar notícias falsas, conteúdos inadequados ou proibidos.
Em Dourados, mulheres estão sendo vítimas desses fakes e tendo que lidar com o constrangimento nas redes sociais e até o medo, isso porque, os donos dos perfis pegam suas fotos e abrem outras contas, como se elas tivessem vendendo conteúdo pornográfico.
A reportagem do Dourados News teve acesso a pelo menos cinco casos, porém, ao entrar em contato com a DAM (Delegacia de Atendimento a Mulher) foi informada de que apenas uma pessoa registrou boletim de ocorrência nos últimos dias.
O delegado da Delegacia Regional do município, Adilson Stiguivitis Lima, relata a importância de as vítimas registrarem o crime. “A comunicação do fato à polícia realizado por meio do registro do boletim de ocorrência é fundamental para que sejam tomadas as providências policiais”, disse.
Uma das vítimas de Dourados, que não quis ser identificada, teve um perfil fake criado e cita que “a problemática é que o Instagram demora muito para resolver esse tipo de situação, enquanto isso a gente pode sofrer incomodação”.
No caso dela, o constrangimento ocorreu após usar um veículo de aplicativo. “O motorista foi procurar meu Instagram e entrou em contanto na noite mesmo pedindo para conversar e, pior do que isso, alguém pode ver e achar que é verdade e tentar me atacar na rua”, relatou a vítima.
Sobre a tipificação do crime, Stiguivitis relata que a deliberação quanto ao fato típico é realizada pelo delegado de polícia que atende a ocorrência.
“Neste momento ele realiza uma análise preliminar das informações e tipifica o crime com as informações trazidas pela vítima ou comunicante, pautado nos critérios mínimos da materialidade do delito noticiado”, contou.
Entretanto, nada impende que posteriormente e com mais informações, a tipificação seja alterada ou acrescentado algum outro tipo penal vislumbrado no decorrer da investigação.
Veja como denunciar contas falsas no Instagram:
– Toque em “…” na parte superior direita do perfil;
– Toque em Denunciar;
– Selecione “O conteúdo é inadequado” e, depois, “Denunciar conta”;
– Selecione a opção “Está fingindo ser outra pessoa”.
Vale ressaltar que também é possível bloquear a conta e outros perfis futuros que aquele usuário pode vir a criar.
Fonte: Dourados News