Inmet faz alerta para chuvas intensas em faixa que abrange Dourados
29 de setembro de 2022Alerta de chuvas intensas em boa parte de Mato Grosso do Sul, Oeste e Noroeste de São Paulo e também em Minas Gerais, foi publicado na manhã desta quinta-feira (29/9) pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). O aviso teve início às 10h (MS) e segue até o mesmo horário de sexta-feira (30/9).
No Estado, a faixa atinge desde Miranda até a costa leste, no Bolsão, seguindo pela região central, Sul e Sudoeste
De acordo com o Instituto, a expectativa é de chuvas que possam acumular entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros ao dia nesses locais.
Também existe risco de ventos intensos, podendo variar entre 40 e 60km/h.
Junto ao alerta, a Defesa Civil orienta a população a não se abrigar sob árvores devido ao risco de queda ou descargas elétricas e evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissões e placas de propaganda.
Há ainda a recomendação para evitar aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante as chuvas fortes. Em caso de emergência, os telefones de contato junto a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros são 199 e 193.
Previsão
Dourados faz parte da faixa de alerta emitido pelo Inmet. Desde segunda-feira (26/9) o município vem registrando chuvas e a previsão é que a instabilidade no tempo permaneça nesta quinta-feira.
De acordo com o Ceptec (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos), a probabilidade de precipitação pluviométrica ao longo de todo o dia é de 80%. Segundo a estação meteorológica da Embrapa Agropecuária do Oeste, hoje foram registrados 3,9 milímetros.
No mês o acumulado chega a 94,6 e já ultrapassou a média histórica de chuvas para o período, de 98,1.
A sexta-feira (30/9) também deve ser chuvosa na maior cidade do interior sul-mato-grossense, com a temperatura variando entre 17ºC e 20ºC.
No sábado e no domingo, dia das eleições, a previsão é de pausa nas chuvas, com os termômetros ficando entre 16ºC/23ºC e 13ºC/24ºC, respectivamente.