Mamães e com qualidade de vida
6 de maio de 2020Estudos na área da psicologia comportamental afirmam que nos primeiros trinta segundos de tensão cometemos os maiores erros de nossas vidas, podendo ferir muito quem mais amamos. É o chamado agir sem pensar. Por isso é tão importante nos mantermos controlados e calmos em situações de tensão, e saber que, muitas vezes, a melhor resposta é não dar resposta. Como é que deixamos que um olhar atravessado, uma birra ou uma crítica qualquer nos tire do sério, nos faça perder a razão?
Mãe sai do sério sim, diariamente, precisamos estar o tempo todo dirigindo a nossa psique para não nos faltar o essencial – equilíbrio e serenidade para enfrentar as situações de dificuldade, um, dois, três, quatro filhos, cada um é único, cada um precisa de atenção à sua maneira, haja amor, haja perseverança, haja autocontrole, e vai saber que tipo de combinação mágica de neurotransmissores Deus programou nos nossos genes para sermos uma boa mãe e darmos conta do recado.
Aquelas mamães que estão com dificuldade nesta quarentena, que tal fazer um seguro emocional? Isso, como fazemos de um carro, simples e complexo ao mesmo tempo. É preciso primeiro encontrar o ponto de equilíbrio do nosso emocional, depois nos colocarmos no lugar das crianças, fechadas em casa, sem a escola, sem os colegas, cheias de atividades e vídeo aulas, ou não, sem ter com quem brincar ou o que fazer, reconhecer que está difícil para todos nós.
Que possamos olhar para nossos filhos e agradecer o privilégio por eles existirem, dizer em voz alta: “Gratidão”, agradecendo a oportunidade que eles nos dão de aprender todos os dias, tendo em mente que conviver com outro ser humano sempre vai gerar frustração, porque cada um de nós é um mundo à parte. Cada ser humano é um mundo. Um mundo de experiências, de conhecimento, de vivência, sofrimento, respeitando o outro e entendendo, definitivamente que ninguém muda ninguém.
Agora estamos vivendo um momento propício para treinar a nossa capacidade de transformar o caos em oportunidade criativa. Cuidado com o excesso de informação, ela pode gerar transtornos que não existiam. Desgaste, tensão, sofrimento, dores psicossomáticas como: dores de cabeça, cansaço e stress, podem surgir, por isso duvide, critique cada idéia perturbadora, e decida. Decida ser uma pessoa melhor, mais gentil, mais equilibrada, mantenha-se útil, um dos nossos maiores desafios é vivermos bem o nosso dia a dia. Reclamar menos, agradecer mais e valorizar o que se tem, prestar atenção por onde caminha a nossa qualidade de vida? No essencial, comemore o Dia das Mães todos os dias, mantendo a sanidade mental, amando, aprendendo, ouvindo.
Denise Caramori
Psicopedagoga/Terapeuta
Equoterapeuta/ Equitadora
denicaramori@hotmail.com