Militares reforçam operações de resgate em estado afetado pelas chuvas na Índia

Militares reforçam operações de resgate em estado afetado pelas chuvas na Índia

18 de agosto de 2018 0 Por meums
Spread the love

O chefe do governo local, Pinarayi Vijayan, classificou a situação como a “pior inundação em um século”. Para lidar com crise “extremamente grave”, as operações de resgate foram reforçadas com mais de 30 helicópteros do exército e 320 embarcações. A estimativa é que ao menos 6 mil pessoas estejam ilhadas há dias aguardando por socorro.

— Estamos enviando mais barcos e também o exército para intensificar as operações de resgate — afirmou uma autoridade de Kerala à agência AFP.

Barcos do exército evacuam moradores de uma zona residência em Aluva, no distrito de Ernakulam – – / AFP

Os cálculos indicam que as chuvas deixaram 310 mil desabrigados, que estão sendo atendidos em 2 mil abrigos de emergência. Os helicópteros atuam na distribuição de água potável e alimentos em áreas isoladas. Trens também foram usados para o transporte de água para Kerala. O primeiro-ministro, Narendra Modi, visitou a região na sexta-feira, onde se reuniu com as autoridades locais. Entre outras medidas, Modi anunciou ajuda emergencial de US$ 75 milhões.

A estimativa é que as inundações tenham destruído 26 mil residências e danificaram 40 mil hectares de plantações, gerando prejuízos de 277 bilhões de rúpias, cerca de US$ 4 bilhões.

Num caso comovente, Sajita Jabeel, de 25 anos, deu à luz um menino ao chegar ao hospital, após ser resgatada por helicóptero do telhado da casa onde vivia, no distrito de Aluva, perto de Kochi, a principal cidade do estado. Em entrevista a uma emissora local, o piloto Vijay Verma contou que a operação foi lançada após um pedido de socorro informar que a gestante havia “rompido a bolsa”.

Sajita Jabeel no hospital, ao lado de enfermeira e o filho recém-nascido – HANDOUT / AFP

Nas redes sociais, os pedidos por ajuda se multiplicam.

“Minha família e as famílias vizinhas têm problemas por causa da inundação”, escreveu Ajo Verghese em mensagem no Facebook. “Os telefones não funcionam. Por favor, ajudem! Não há socorristas disponíveis”.

Em outro caso que repercutiu no país, uma mulher identificada como Sunitha, se negou a ser resgatada sem seus 25 cães, apesar de a casa onde vive estar completamente inundada, com os animais amontoados nas camas. Após esforço adicional, as equipes de resgate encontraram um abrigo especial para Sunitha, o marido e os animais de estimação.

Kerala é conhecido por suas praias, mas a região é bastante vulnerável às tempestades das monções. Mais de 10 mil quilômetros de estradas foram danificadas e o Aeroporto Internacional permanecerá fechado pelo menos até o próximo dia 26. Neste ano, chuvas particularmente fortes castigaram o estado e outras regiões do país. Segundo o Ministério do Interior da Índia, 868 pessoas morreram em sete províncias desde o início da estação chuvosa.


Spread the love