Moção de repúdio para ministro que chamou brasileiros de “canibal” é aprovada na AL
6 de fevereiro de 2019Por oito votos a sete, Moção de Repúdio ao ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodriguez, foi aprovada na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, nesta quarta-feira (06). A ação decorre por declarações de Rodriguez em entrevista à Revista Veja, na qual ele afirmou que “o brasileiro viajando é um canibal. Rouba coisas dos hotéis, rouba assento salva-vidas do avião. Ele acha que sai de casa e pode carregar tudo”.
Foram favoráveis a Moção, os deputados: Barbosinha (DEM), Herculano (SD), Lídio Lopes (PATRI), Marçal Filho (PSDB), Pedro Kemp (PT), Renato Câmara (MDB), Zé Teixeira (DEM).
Já os votos contrários, foram de: Antonio Vaz (PRB), Capitão Contar (PSL), Coronel David (PSL), Evander Vendramini (PP), Gerson Claro (PP), João Henrique (PR), Lucas de Lima (SD).
Não estavam na votação da ordem do dia, na 11ª Legislatura, o deputado Onevam e o deputado Felipe Orro.
A moção é de autoria do deputado Pedro Kemp (PT), que subiu à tribuna para afirmar que considerou a declaração “ofensiva, grosseira e antipatriota” – confira o documento na íntegra clicando aqui.
“Como que uma pessoa pública, ainda da pasta da Educação, se dispõe a falar isso de mim, de você, de todos os brasileiros?! Se nós não repudiarmos essa fala, nós estamos concordamos com ela. No Congresso Nacional foi apresentado pedido de comparecimento do ministro para declarar desculpas. É preciso ter respeito. Não estou contra uma pessoa ou um partido, estou contra uma fala, um ato. Não podemos aceitar essa ofensa”, ressaltou, conforme divulgado pela assessoria da ALMS.
A votação que ficou empatada, foi determinada com o voto do presidente Paulo Corrêa (PSDB), pela aprovação.