Morre o empresário Sizuo Uemura
4 de janeiro de 2025Ele lutava contra o câncer há 7 anos
O empresário Sizuo Uemura, considerado por seleto grupo de amigos como homem de ‘uma alma empreendedora’, dedicado aos negócios com concessionárias de veículos, como das revendedoras Fiat e Ford e estabelecido no ramo de serviços funerários, além de detentor da marca PAX de atendimento em planos de saúde em várias regiões do País, morreu no começo da manhã deste sábado (4), aos 83 anos de idade.
Sizuo foi presidente da Acid (a atual Aced-Associação Comercial e Empresarial de Dourados) entre os anos de 1969 a 1977, sendo até hoje o mais longevo detentor de mandatos consecutivos na entidade. Já com a saúde debilitada, ele foi homenageado por meio do neto Diogo na celebração dos 78 anos da Aced, em maio de 2023.
O empresário foi também vereador na legislatura 1973-77 durante o mandato do ex-prefeito João Totó Câmara, falecido há 14 anos, e ainda teve oportunidade de participar de eleição majoritária, como candidato a vice-prefeito na chapa encabeça pelo ex-deputado federal Ivo Cersósimo, falecido há 19 anos, nas eleições de 1976, vencidas por José Elias Moreira, morto em março de 2023.
Sizuo Uemura também integrou grupo de lideranças do Município, composto ainda por Totó Câmara, Ivo Cersósimo e os empreendedores que detém a Universidade Bras Cubas, de São Paulo, para viabilizar a implantação dos primeiros cursos de nível superior em Dourados, com a criação, em 1976, da Socigran, mantenedora atualmente da Unigran.
Foi casado com a empresária Helena, com quem teve quatro filhos: Eiko, Dinho, Maísa e Dudu. Ele lutava contra um câncer há mais de 7 anos e enfrentou dissabores com o envolvimento no mandato do então prefeito Ari Artuzi, quando foi denunciado na Polícia Federal durante as operações ‘Owari’ e ‘Uragano’, que resultaram na prisão temporária de vários membros da família. Ainda não há detalhes do funeral e do sepultamento.
Fonte: Doura News