Movimento quer academias como serviço essencial em municípios de MS
29 de março de 2021À exemplo de Dourados, municípios vizinhos querem tornar as academias como serviço essencial. Em dezembro de 2020, o vereador Sergio Nogueira (PSDB) encaminhou projeto de lei, que foi aprovado pela Câmara Municipal e sancionado pelo Poder Executivo tornando-se a Lei nº 4.568, em que institui como atividades essenciais os estabelecimentos de prestação de serviços de Educação Física públicos ou privados.
De acordo com Sergio Nogueira a medida é uma forma de prevenir doenças físicas e mentais, além de ser um incentivo à prática da atividade física e do exercício físico, sendo essenciais para saúde da população. A Lei estabelece que as academias de musculação, ginástica, natação, hidroginástica, artes marciais e demais modalidades esportivas como atividades essenciais à saúde mesmo em período de calamidade pública.
No mesmo sentido, o movimento ‘Stop Covid – Atividade Física é Saúde’ quer ampliar o projeto levando para os municípios de Caarapó, Maracaju, Batayporã, Fátima do Sul, Sete Quedas, Ponta Porã, Nova Andradina e Naviraí. “É um trabalho de conscientização do poder público da essencialidade da atividade física nestes estabelecimentos para ajudar no combate à pandemia do coronavírus”, afirma a representante e profissional de Educação Física Mariza Araújo.
A ideia é apresentar o projeto nos outros municípios, pois, conforme a justificativa, a atividade física regular é capaz de melhorar a circulação sanguínea, fortalecer o sistema imunológico, ajudar a emagrecer, diminuir o risco de doenças cardíacas e fortalecer os ossos, por exemplo. “A prática regular e orientada de exercícios físicos tem importante impacto na prevenção, tratamento e recuperação dos principais agravos crônico-degenerativos. A saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício”, ressalta o vereador Sergio Nogueira.
A campanha tem como objetivo mobilizar as autoridades sobre a garantia de políticas públicas que visem a redução de riscos de doenças e de outros agravos, principalmente como ferramenta para preservação do direito fundamental à saúde. “Todas atividades com o auxílio de profissionais de Educação Física são essenciais na prestação destes serviços, resultando um aperfeiçoamento físico e psicológico, ensejando o direito à dignidade da pessoa humana, inclusive em tempos de pandemia”, enfatiza Sergio Nogueira.
Serviço
Para mais informações sobre a campanha, entre em contato com a assessoria do vereador Sergio Nogueira pelo WhatsApp (67) 9138-2064 ou e-mail: gabinetesergionogueira@hotmail.com.