Na abertura da ‘janela’, vereadores já sinalizam mudanças; veja o que diz cada um em Dourados
8 de março de 2024Nesta quinta-feira (7/3) foi aberta oficialmente para os vereadores a “Janela Partidária”, período de um mês em que eles podem trocar de partido para concorrer às eleições municipais sem o risco da perda do mandato. O Dourados News entrou em contato com os 19 vereadores do município para saber se há a intenção de troca, ou mesmo negociações em andamento.
Vale destacar que em novembro do ano passado, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizou a fusão partidária do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e do Patriota.
As duas legendas, agora juntas, formam o Partido Renovação Democrática (PRD). Os três vereadores de Dourados que fazem parte dos partidos em questão, Daniel Junior (Patriota), Jânio Miguel (PTB) e Lianda Brambilla (PTB), não tem a obrigatoriedade de trocar de sigla, mas devem seguir o movimento de troca, conforme apurado pelo Dourados News.
A Janela Partidária segue até o dia 5 de abril e a troca não interfere no mandato dos vereadores, que segue até o fim deste ano.
Dos 19 vereadores de Dourados, quatro não atenderam o contato por ligação ou mensagens. Desses, com foi feito contato com assessoria, mas até o fechamento da matéria não obtivemos resposta.
Confira o posicionamento dos vereadores neste primeiro dia de Janela Partidária:
1. Cemar Arnal (Solidariedade)
“Tenho alguns convites, estou analisando e com tendência de ir para o PP”.
2. Creusimar Barbosa (União)
“Eu sou o presidente regional do União Brasil e não pretendo fazer a troca. Recebi vários convites, graças a Deus, mas vou continuar no partido”.
3. Daniel Junior (Patriota)
“Estou conversando com alguns partidos, porém ainda não tenho nada definido! Recebi o convite do PP por parte do prefeito, Alan Guedes, e também fiz conversas com alguns dirigentes do PSDB, mas hoje o caminho mais provável seria o PP”.
4. Daniela Hall (PSD)
“Ainda não defini.Mas é bem provável que eu vá para o PP”.
5. Diogo Castilho (PSDB)
“Continuo no PSDB e apoiando Marçal Filho para nosso prefeito” [Marçal Filho ainda está filiado ao PP e deve migrar para o PSDB, onde será pré-candidato]
6. Elias Ishy (PT)
Conseguimos contato com a assessoria e, até o fechamento da matéria, não houve uma resposta sobre o assunto. Elias Ishy colocou o nome à disposição do partido para disputar o Executivo.
7. Fábio Luiz (Republicanos)
“Houve convite sim, mas permanecerei no Republicanos”.
8. Jânio Miguel (PTB)
Não respondeu contato.
9. Juscelino Cabral (PSDB)
“Existem convites. Eu estou conversando com o partido, estudando e vendo como fica a composição de chapa. Eu tenho uma reunião nesta sexta-feira e outra no sábado para tratar sobre isso. É uma dúvida cruel”.
10. Laudir Munaretto (MDB)
“Ainda não tenho posição sobre uma possível troca de partido”.
11. Liandra Brambilla / Lianda da Saúde (PTB)
“Existem convites, porém, ainda não está decidido”.
12. Marcão da Sepriva (Solidariedade)
“Estou analisando”.
13. Marcelo Mourão (Podemos)
Conseguimos contato apenas com a assessoria e, até o fechamento da matéria, não houve uma resposta sobre o assunto.
14. Márcio Pudim (PSDB)
“Permanecerei no PSDB”.
15. Maurício Lemes (PSB)
“Não tenho interesse em trocar o PSB”.
16. Olavo Sul (MDB)
“Nenhuma negociação, até porque não é o nosso perfil, porém, tive convite de uns três partidos. Até o momento não pretendo sair do MDB. Já tive uma conversa com o presidente regional do partido, deputado Renato Câmara, para definir o rumo do MDB, acredito que estaremos conversando novamente nos próximos dia, aí sim, vou tomar uma decisão em mudar ou não”.
17. Rogério Yuri (PSDB)
“Estou no PSDB. Fui eleito sendo o mais votado do partido na eleição de 2020 e com a chegada de novos atores ao ninho tucano nos últimos anos e nos próximos dias, deveremos estudar também qual melhor caminho a trilhar. Se ficamos ou buscaremos alçar nossos voos”.
18. Sérgio Nogueira (PSDB)
“Entrei pela porta da frente do PSDB e ainda não sentei com o presidente estadual [Reinaldo Azambuja] que na época me recebeu quando era governador. Estou no aguardo para tomar uma decisão, pois antes preciso conversar com ele”.
19. Tânia Cristina (PP)
Falamos com a Assessoria que informou não ter conseguido contato com a vereadora, que estava em área rural. Até o fechamento da matéria não houve uma resposta sobre o assunto.
*Editado às 18h33 para posicionamento da vereadora Daniela Hall
*Editado às 7h08 de 8/3 para posicionamento do vereador Rogério Yuri
Fonte: Dourados News