Na guerra contra Covid-19, Saúde ativa 10 novos leitos de UTI na Santa Casa da Capital
20 de julho de 2020Ainda neste mês deverão ser estruturados mais 28 leitos de UTI, sendo 10 no Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian e 18 no Hospital Regional de Mato Grosso do Sul
Depois de participar da ativação, nesta segunda-feira (20.07), de 15 novos leitos (10 clínicos e cinco de UTI) para pacientes de Covid-19 no Hospital do Pênfigo, em Campo Grande, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), inaugura nesta terça-feira (21.07), às 7h30, 10 novos leitos de UTI na Santa Casa da Capital, resultado de trabalho conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau)
Com essas novas estruturas, Campo Grande passa a contar com 509 leitos na rede particular e privada de uso exclusivo para pacientes com Covid-19, sendo 175 deles de UTI e 334 clínicos.
Segundo o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, por meio de um trabalho em parceria com o município, além dos 10 novos leitos que serão ativados na Santa Casa, ainda neste mês serão estruturados mais 28 leitos de UTI, sendo 10 no Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian e 18 no Hospital Regional de Mato Grosso do Sul.
“Estamos fazendo um trabalho conjunto entre a SES e a Sesau, na estruturação de leitos clínicos e de UTI na rede hospitalar da Capital. É determinação do governador Reinaldo Azambuja que nenhum sul-mato-grossense venha a ficar sem assistência hospitalar nessa guerra contra a Covid-19”, salienta o secretário Geraldo Resende.
“Com esses novos leitos, é possível desafogar hospitais que hoje são referência no atendimento à Covid-19, como o Hospital Regional de MS”, explica Geraldo Resende. Na semana passada, foram colocados em funcionamento 37 novos leitos para pacientes de Covid-19, sendo 20 no Hospital Proncor, 10 na Clínica Campo Grande e 7 no Hospital El Kadri, além de 18 leitos de retaguarda no Hospital do Câncer Alfredo Abrão.
Mapa
Nesta segunda-feira (20.07), a Secretaria de Estado de Saúde (SES), divulgou o novo Mapa Hospitalar de Leitos Clínicos e de UTI para Mato Grosso do Sul. A publicação, feita no Diário Oficial, mostra a ampliação da estrutura constante do Plano de Contingência Estadual para Infecção Humana pelo coronavírus.
O mapa registra a disponibilidade de 710 leitos clínicos adulto, 119 leitos clínicos pediátrico, 269 leitos de UTI adulto (16 a mais do que o mapa hospitalar divulgado no dia 14) e 9 leitos de UTI infantil (2 leitos a mais). Em ampliação constam 100 leitos clínicos adulto, 6 leitos clínicos pediátrico e 101 leitos de UTI adulto (10 a mais que na publicação anterior).
“Essa lista traz uma readequação, resultado da análise do quadro e realidade epidemiológica de cada município. O mapa é atualizado periodicamente, tendo em vista o avanço da pandemia e necessidade de internação de cada localidade”, explica o secretário Geraldo Resende.
Texto: Ricardo Minella, SES
Foto: Divulgação/SES