Operação contra esquema de venda de produtos furtados cumpre mandados em Dourados
26 de setembro de 2022Foi deflagrada na manhã desta segunda-feira (26) operação de abrangência interestadual denominada ‘Lagarta Elasmo’. Uma força-força tarefa foi montada para cumprimento de mandados judiciais em cidades de Mato Grosso do Sul e em São Paulo.
O objetivo as ações é coibir movimentação de produtos adquiridos por meios criminosos e reinseridos no mercado formal.
Em Dourados foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão, um em Maracaju, um em Ipezal distrito de Ivinhema, e oito mandados judiciais em Assis (SP).
Através de investigação, os policiais localizaram eletrônicos, documentos e identificaram os indivíduos mais ativos nas negociações deste mercado.
As buscas têm como objetivo a reunião de prova da atividade da rede criminosa bem como a posterior identificação dos destinatários finais dos produtos subtraídos.
A rede criminosa que vem causando prejuízo a produtores rurais do Mato Grosso do Sul, segundo nota oficial divulgada pela Defron (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira).
Em outra ocasião, dentro deste mesmo caso, um homem foi preso preventivamente no estado de São Paulo, município de Orlandia, também já foram recuperados antenas GPS pela Defron em fevereiro de 2022.
Além da Defron, a operação conta com apoio da Deleagro (Delegacia Especializada de Combate a Crimes Rurais e Abigeato), SIG (Setor de Investigações Gerais)/Dourados, SIG/Ivinhema, 2º Distrito Policial de Dourados, Garras e DIG/PC/Assis (SP).
O nome da operação ‘Lagarta Elasmo’ faz alusão a uma praga agrícola que pode causar consideráveis perdas de produtividade nas safras.
Fonte: Dourados News