Populares reclamam de falta de médicos, remédios e insumos para odontologia nos postos
2 de dezembro de 2022Populares que precisam utilizar o SUS (Sistema Único de Saúde) em Dourados tem relatado dificuldades nos serviços oferecidos em algumas UBS’s (Unidades Básicas de Saúde). A falta de atendimento médico é uma das principais reclamações. Relatos sobre ausência de insumos para atendimento odontológico também foram repassados à equipe de reportagem do Dourados News.
Na UBS do Jockey Clube, a dificuldade de conseguir consulta médica foi apontada por Geni dos Santos, 57, auxiliar de cozinha, que tentou atendimento nesta quinta-feira (30). Ela cita que foi informada que precisaria voltar em outro dia, nos primeiros horários da manhã para tentar um “encaixe”.
“Pediram para eu chegar 4h ou 5h da manhã para poder aguardar vaga. Sempre esse problema aqui para conseguir médico”, destacou.
A adolescente Jamile, 17, que também é paciente na UBS do Jockey Clube, se queixa quanto ao atendimento odontológico. Ela cita que há cerca de um ano tenta fazer uma restauração e a informação que recebe é que o local está sem insumos para tal procedimento.
“Dizem que não tem material. Eu tenho que esperar, pois estou sem condições para ir num dentista particular no momento”, apontou.
O Dourados News foi informado pela coordenação da UBS do Jockey Clube que os atendimentos médicos contam com duas profissionais no local, sendo que cada uma dessas, uma vez na semana, se ausenta para participar de uma capacitação, o que interfere nas ações.
Quanto ao atendimento odontológico, a coordenação disse que os materiais recebidos para tal, tem sido escassos, o que impacta em priorizar os casos mais urgentes dos pacientes.
A diarista Vanusa Xavier, 53, disse que a adversidade em conseguir consultas médicas para o filho, de 27 anos, que é portador de necessidades especiais na UBS do Novo Horizonte, faz com que ela busque atendimento em Itaporã.
Ela conta que o namorado mora no município vizinho e quando o filho precisa de atendimento médico, vai até lá para conseguir. Ela diz que a alegação constante da equipe da unidade é sobre “lotação”, com indicação de que procure a UPA (Unidade de Pronto Atendimento Médico).
“Tenho que sair daqui para consultar lá. É muito difícil, não consigo consultar ele, eu corro para onde dá. É assim a vida nossa ou ficar ali no UPA esperando e voltar no outro dia para casa”, protesta.
Para Rosilda Valdivino Souza, 52, o problema nesta quarta-feira (30) era encontrar medicamentos na rede pública. Ela citou não ter obtido sucesso ao ter ido na UBS do Cachoerinha e também na UBS Seleta, diante da receita adquirida em consulta na UPA ontem, devido ao fato da filha ter passado mal.
“São medicamentos para dor e vômito e me disseram que não tem. Custa R$ 159 na farmácia, fui ver e não tenho esse dinheiro! Não sei como vou fazer”, pontuou.
O Dourados News entrou em contato com a assessoria de imprensa da administração municipal em busca de respostas sobre os relatos. A prefeitura admitiu que existem equipes sem médicos nas UBS’s, sendo que apontou o total de sete, nesta situação.
Disse ainda que médicos aprovados no último processo seletivo deste ano estão sendo chamados, o que vai deixar o quadro de profissionais completo.
Já sobre a escassez de insumos médicos e odontológicos, a alegação é que houve processos de licitação passadas que não avançaram. Com isso, a prefeitura cita que outros processos de compra estão abertos.
Veja o posicionamento na íntegra:
A secretaria municipal de Saúde informa que alguns insumos médicos e odontológicos estão em falta porque houve processos de licitação passadas que não avançaram. Novos processos de compra estão abertos e se encontram em fase final na secretaria municipal de administração, aguardando apenas o edital. O assunto está sendo tratado com prioridade, poré todos os trâmites legais precisam ser seguidos.
Em relação ao atendimento médico, como consultas por exemplo, os profissionais médicos aprovados no último processo seletivo deste ano estão sendo chamados essa semana. Atualmente, há sete equipes sem médicos, Porém, com a convocação desta semana o quadro de profissionais ficará completo.
Fonte: Dourados News