Por vagas na rede municipal e estadual, defensoria pública faz mutirão para apoiar responsáveis

Por vagas na rede municipal e estadual, defensoria pública faz mutirão para apoiar responsáveis

3 de fevereiro de 2023 0 Por meums
Spread the love

Um mutirão será realizado neste sábado (04), pela Defensoria Pública, em Dourados, para auxiliar pais/ responsáveis que não conseguiram vagas para crianças e adolescentes da Rede Municipal de Ensino ou na Rede Estadual de Ensino. Os interessados na ação devem se inscrever até esta sexta-feira (03).

Conforme apurado pelo Dourados News, 45 pessoas já se inscreveram no mutirão, o qual além de auxiliar quem não conseguiu vaga, visa apoiar quem conseguiu uma vaga muito distante da residência para o menor.

Conforme o defensor da Infância e da Juventude Bruno Grassani, ainda tem vagas para o mutirão. É necessário que os interessados se dirijam até a defensoria com documentos pessoais em mãos e documentos que comprovem as inscrições nas unidades de ensino, as quais não conseguiram o acesso.

“Fundamental que as pessoas tragam esses documentos para que possamos intermediar as situações”, disse.

A Defensoria atua primeiramente com ofício administrativo ao município solicitando a vaga, conforme explica o defensor Bruno Grassani. Um prazo é estipulado para as tratativas e caso seja necessário, o defensor pode ingressar com ação na Justiça requerendo o direito da criança na educação Infantil.

Caso seja necessário, a Defensoria pode realizar um novo mutirão em Dourados, nos próximos meses.

Serviço- O endereço da Defensoria Pública é Firmino Vieira de Matos, n° 1297. O contato: 67- 34118877.

O que diz a Prefeitura sobre as vagas

Dourados News entrou em contato com a prefeitura de Dourados para um levantamento sobre as vagas disponíveis na Reme (Rede Municipal de Ensino). O órgão alega que “não há déficit de vagas desde 2021” e diz que em 2023 “foram abertas mais 64 turmas sendo elas do berçário 1 ao 9 ano, conforme a demanda da região” .
Ainda conforme a prefeitura, 3 mil vagas foram credenciadas, caso se esgote as vagas em Ceim (Centro de Educação Infantil Municipal).
Dourados possui 46 escolas municipais e 39 Ceim’s.

O que diz o Estado sobre as vagas  

A assessoria de imprensa do Governo do Estado informou ao Dourados News que não há déficit de vagas em 2023, sendo que em todo Mato Grosso do Sul conta com cerca de 240 mil vagas e que até o momento pouco mais de 160 mil destas foram ocupadas em todo o Estado.

Fonte: Dourados News


Spread the love