Projeto de grafite leva arte para escola da periferia e homenageia Ziraldo
25 de abril de 2024Em meio a pincéis e latas de tinta, alunos da Escola Municipal Franklin Luiz Azambuja, localizada no BNH IV Plano, tiveram um contato direto com a arte e puderam homenagear o desenhista e cartunista Ziraldo em uma ação realizada na tarde desta quarta-feira (24).
Em homenagem a Ziraldo, falecido em 6 de abril, aos 91 anos, pelo menos três personagens que marcaram a infância de muita gente serão eternizados no muro da escola, entre eles, o famoso “Menino Maluquinho; Tininim, um personagem indígena; e o Pererê.
Um dos idealizadores do projeto, o estudante de Ciências Sociais, Renan Lemes, 22, disse que ideia era proporcionar um momento de envolvimento com a arte e que também funcionasse como reforço, além de tratar temas como desigualdades e as diferenças, temas também abordados por Ziraldo.
Ele conta que a vivência na região da escola o fez perceber que muitos que transitam pelas imediações tem acesso a arte, mas apenas por meio das músicas, como rap ou funk, estilos musicais também usados para relatar as dificuldades enfrentadas por aqueles que vivem na periferia.
Com isso, surgiu a ideia de mostrar outro tipo de expressão artística, por meio do grafite, que também pode ser usado para levantar críticas sobre a violência e a desigualdade social, assumindo um importante papel na formação social das crianças.
Para colocar o projeto em prática, cerca de dez pessoas participam do projeto, entre elas, o artista plástico Henrique Silveira, que participa de diversos projetos com grafite na cidade, sendo um deles desenvolvido na Aldeia Bororó – relembre aqui.
A diretora da escola, Ioly Vaz Cavalheiro Aguilera, acompanhou a ação e contou que o objetivo é explorar novas habilidades dos alunos, por isso, a unidade já realiza um concurso de desenho, anualmente, e essa nova atividade chegou para somar no projeto.
“Nesse momento a gente tá em fase de recuperação das crianças, então pensamos em desenvolver algumas oficinas”, como forma de contribuir na formação dos estudantes, explicou.
O aluno do 5º ano, Davi Machado, 9 anos, participou da oficina e falou sobre a importância de homenagear o desenhista e escritor, “eu gostei bastante dessa homenagem para o Ziraldo, ele realmente era um artista muito legal, eu gostava bastante do Menino Maluquinho, das obras dele”.
Lauany Corrêa, 10, relembrou da atividade do dia anterior, que abordava educação e respeito, e falou sobre a importância de não fazer bullying, cuidar do espaço escolar, ajudar o próximo, não se envolver com drogas, “aqui a gente vai tá pintando, aprendendo cada vez mais”, comentou.
Foto interna: Henrique Silveira
Fotos galeria: Henrique Silveira e Fabiana Oliveira/Dourados News
Fonte: Dourados News