Quais investimentos serão realizados na única Universidade pública do Estado?

Quais investimentos serão realizados na única Universidade pública do Estado?

13 de setembro de 2022 0 Por meums
Spread the love

Rose Modesto (União Brasil) – Assinei recentemente carta de compromisso onde continha vários itens listados pela Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) e tenho em mente que a educação muda uma sociedade se bem aplicada do início ao fim. É fundamental estimularmos políticas de apoio aos projetos de pesquisas desenvolvidos ali na universidade, e por isso criaremos o Ciência na Prática. Mas a universidade precisa crescer, chegar a mais gente, então garanto que no governo vamos fortalecer a expansão da Uems, fazendo-a chegar até as populações menos favorecidas. Nesse escopo entra a autonomia financeira da universidade, a qual vamos discutir. A intenção é fixar uma percentagem da receita estadual à instituição.

Eduardo Riedel (PSDB) – A UEMS é prioridade na estratégia educacional do Estado. Ela retrata o nosso principal ativo em termos de formação de pessoas com curso superior, pós-graduação, com geração de conhecimento e inovação. Realizaremos um conjunto de ações com o objetivo de estabelecer a UEMS como um dos principais polos de ensino superior do MS. Vamos levar cursos para regiões, como, por exemplo, o curso de Medicina a Dourados, que acontecerá no ano que vem, com toda infraestrutura, incluindo a logística necessária para instalação da parte administrativa na área central do município, permitindo assim, a utilização completa do campus para atividade fim da docência de cursos de graduação e pós-graduação entre outras atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Marquinhos Trad (PSD) – Garantiremos direito de mobilidade para o regime de trabalho em Tempo Integral, com Dedicação Exclusiva (TIDE) a 100% dos docentes da UEMS, revogando dispositivo em contrário constante do Plano de Cargos e Carreiras (PCC) regido pela Lei n° 2230/2001. Promoveremos a valorização de carreira dos docentes da UEMS, com a criação de mais níveis para progressão funcional e correção de distorções no vencimento inicial da carreira. Garantiremos condições para que sejam efetivas as decisões dos conselhos superiores da UEMS, em especial no que diz respeito a política de criação e oferta de novos cursos. Na nossa gestão a UEMS terá protagonismo no desenvolvimento do Estado, da capacitação do corpo docente à formação profissional dos nossos jovens.

André Puccinelli (MDB) – Investimento em Ciência e Tecnologia para ampliar o conhecimento sobre a biodiversidade presente em nosso estado e aproveitamento do seu potencial.

Capitão Contar (PRTB) – No ensino superior, ampliar o acesso às universidades com o aumento do número de vagas com o fortalecimento e qualificação das instituições. Ampliar também, o acesso ao ensino superior à distância e semipresencial por meio de parcerias com instituições de ensino.

Giselle Marques (PT) – Quanto à Educação Superior e da UEMS vamos fortalecer a autonomia financeira, administrativa e pedagógica em parceria com as demais instituições públicas. Incentivar a promoção das pesquisas, valorizando a ciência. Quando nós do PT governamos o estado, destinávamos 2% da receita líquida para a UEMS. O André Puccinelli acabou com isso, mas agora vamos retomar.

Adonis Marcos (PSOL) – O candidato não respondeu ao questionamento.

Fonte: Dourados News


Spread the love