Rede municipal ganha núcleo psicopedagógico

Rede municipal ganha núcleo psicopedagógico

9 de outubro de 2017 0 Por meums
Spread the love

Psicólogos, psicopedagogos e assistentes sociais passam a compor o Núcleo de Psicopedagogia da Rede Municipal de Ensino de Dourados. Com o objetivo de acompanhar a vida escolar do aluno em sua totalidade, o projeto é um compromisso de campanha da prefeita Délia Razuk.

Segundo a coordenadora Rosélia Barros, desde maio, quando foi implantado o núcleo, até o momento, nove escolas já receberam a equipe. Os atendimentos ocorrem mediante solicitação feita pelos diretores, quando percebem alguma anormalidade comportamental de algum aluno.

“Quando nos atendimentos percebemos a necessidade de um psicólogo ou psicopedagogo o caso é encaminhado à Policlínica de Atendimento Infantil (PAI), onde contamos com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde para intervenção pertinente. Já observamos que em muitos casos há um contexto familiar e social que necessita de uma intervenção mais específica. Então, estas situações são direcionadas à Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com os Cras (Centros de Referência da Assistência Social) e Conselho Tutelar para acompanhamento destas famílias”, explicou a responsável pelo projeto.

Segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) aponta que a média de Dourados para o ensino fundamental é de 5,0 pontos; já a média nacional é de 5,3 para os anos iniciais e 3,8 nas séries finais do ensino fundamental. Com o núcleo dentro das escolas a meta da Secretaria Municipal de Educação é elevar essa nota para o próximo Censo.

O Ideb foi criado em 2007 pelo Inep. Segundo o MEC, o índice foi formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino.

Ainda conforme o ministério, o Ideb é calculado a partir da taxa de rendimento escolar (aprovação) obtido através do Censo Escolar realizado anualmente e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep. As avaliações são as da Prova Brasil, para escolas e municípios, e do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), para os estados e o País, realizados a cada dois anos.

Dourados Agora


Spread the love