Safra de grãos deve chegar a 288 mi de toneladas em 10 anos
26 de julho de 2017Nos próximos dez anos, a produção de grãos do País deve atingir 288,2 milhões de toneladas. A estimativa é de um estudo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) divulgada na sexta-feira (21). A ampliação da safra será de quase 21,5% até 2027.
A expansão é puxada sobretudo pelas culturas de soja e milho. Entre todas as lavouras, a área plantada deve ter um acréscimo de 13,5%, saindo de 74 milhões de hectares para 84 milhões de hectares em dez anos.
O coordenador-geral de Estudos e Análises da Secretaria de Política Agrícola do Mapa, José Garcia Gasques, aponta que o crescimento da produção agrícola no País continuará sendo impulsionado pela produtividade no campo, pelo aumento do consumo do mercado interno e pela expansão das exportações.
Os estados da Bahia e Tocantins devem liderar o crescimento da produção de milho nos próximos anos. Entre os grandes produtores, Mato Grosso deve continuar liderando a expansão da produção de milho e soja, com aumentos previstos de 41,4% e 34,1%, respectivamente.
O acréscimo da produção de milho deve ocorrer especialmente pela expansão da segunda safra. Investimentos em infraestrutura e logística no Norte e Centro-Oeste respaldam o cenário agropecuário.
No setor pecuário, a previsão é que na próxima década a produção de carnes tenha crescimento de 7,5 milhões de toneladas, valor 28% maior na comparação com a produção atual.
As carnes de frango (33,4%) e suína (28,6%) devem apresentar maior crescimento nos próximos anos. A produção de carne bovina deve aumentar 20,5%.