
Secretaria regulamenta uso de celulares nas escolas da Rede Municipal em Dourados
20 de fevereiro de 2025As escolas da Rede Municipal de Ensino (REME) de Dourados, têm agora uma regulamentação para coibir o uso de aparelhos eletrônicos por estudantes, com a proibição de dispositivos como celulares, tablets e relógios inteligentes durante as aulas e intervalos.
A medida foi oficializada pela Secretaria Municipal de Educação e publicada hoje (19/2) no Diário Oficial.
Ela visa minimizar os impactos negativos causados pelo uso excessivo desses dispositivos, como problemas ortopédicos, psicológicos e sociais, relacionados ao uso prolongado, especialmente a síndrome de “text neck” (pescoço de texto).
Pode levar, mas deve estar na mochila
Segundo a resolução, os estudantes podem levar seus aparelhos para a escola, mas deverão mantê-los guardados em suas mochilas e não utilizá-los durante o período de aula, incluindo os intervalos.
A exceção será feita apenas em situações pedagógicas ou para alunos com deficiência, que possam precisar dos dispositivos para fins de inclusão educacional.
Sobre o uso em sala
O uso dos aparelhos será permitido somente quando necessário para atividades educacionais ou em situações excepcionais, como emergências ou motivos de força maior, que serão avaliadas e comunicadas pela direção da escola.
Além disso, os gestores das escolas “devem implementar ações educativas para alertar a comunidade escolar sobre os riscos do uso excessivo de tecnologia”, como sofrimento psicológico e sinais de nomofobia, termo que descreve a ansiedade causada pela falta de celular.
As penalidades para os alunos
As infrações, como o uso indevido dos aparelhos, resultarão em advertências verbais, registros de ocorrência e, em casos de reincidência, a proibição de entrada na escola com dispositivos eletrônicos.
A medida, que já está em vigor, busca garantir a saúde física e mental dos estudantes, além de promover um ambiente mais focado no aprendizado.
Na Rede Estadual de Ensino
Já a regulamentação do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, sobre o uso do celular, foi publicada no dia 6 de fevereiro no Diário Oficial, e também proíbe o uso de celulares nas escolas da Rede Estadual de Ensino.
A medida atende à nova legislação federal e estabelece que os aparelhos devem ser mantidos desligados e guardados durante todo o período escolar, incluindo os intervalos, salvo em situações excepcionais.