Sergio Nogueira comemora resultados do balanço do primeiro semestre de 2019
18 de julho de 2019O trabalho legislativo do vereador Sergio Nogueira (PSDB) teve destaque neste primeiro semestre de 2019. Foram três projetos de lei aprovados e dois encontram-se em tramitação. O parlamentar encaminhou à prefeitura e aos órgãos competentes demandas da população douradense em 145 ofícios, 92 indicações e 46 requerimentos, além de 46 Moções de Congratulação protocoladas, com 76 entregues.
Eleito 1º secretário da Mesa Diretora na gestão 2019/2020, Sergio Nogueira é autor de três leis: uma que estabelece o Dia Municipal, a Semana e o Mês Maio Laranja, com vistas à prevenção e enfrentamento da violência e a exploração sexual de crianças e adolescentes e cria o Plano Municipal de Prevenção e Enfrentamento da Violência e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes; outra que institui em Dourados o Dia Municipal do Autismo – 2 de abril – e a Semana Municipal de Conscientização do Autismo; e a lei que dispõe sobre a afixação de placas informativas nas unidades públicas e privadas de saúde, sobre a adoção de nascituro.
Neste ano, o vereador foi propositor de importantes debates na Casa, como o I Seminário e Audiência Pública de enfrentamento às violências contra crianças e adolescentes, o II Simpósio de Adoção, a I Audiência Pública sobre o Combate ao Feminicídio e o III Seminário de Conscientização do uso abusivo de Drogas com foco nas relações intrafamiliares da Grande Dourados. “A participação da sociedade e dos mecanismos organizados na discussão de temas como estes é fundamental. O mandato participativo é justamente pensado no desenvolvimento de uma política no seu verdadeiro sentido, na promoção do bem comum”, enfatizou Sergio Nogueira.
O parlamentar também participou de reuniões para discutir o aumento dos valores das contas de energia elétrica repassados à população do estado; cobrou a prefeitura no tocante aos serviços de “tapa cratera”, como ele mesmo intitulou durante o uso da tribuna em uma das sessões ordinárias; protocolou ofícios de cinco solicitações de emenda parlamentar e recursos financeiros para instituições de Dourados junto ao deputado federal Dr. Luiz Ovando (PSL); encaminhou requerimento ao governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), e ao secretário especial de Relações Institucionais e Assuntos Estratégicos, Pedro Chaves dos Santos Filho, solicitando informações das medidas adotadas para a continuidade da concessão de uso da BR-163 MS para a CCR, no documento, o parlamentar ainda cobrou explicações quanto à paralização das obras de duplicação.
Outras ações de destaque foram a parceria com o Ministério Público Estadual, 9ª e 17ª Promotoria de Justiça de Dourados, na realização de uma reunião em prol da Campanha ‘Declare o Seu Amor’, que visou conscientizar os contribuintes a destinar parte do Imposto de Renda (IR) para entidades que protegem e garantem o direito das crianças e adolescentes de Dourados, e também intermediou um convênio firmado entre a Associação de Pais e Amigos dos Autistas da Grande Dourados – AAGD – e Sanesul, para doações mensais nas faturas de água ou esgoto à entidade.
O vereador que é autor da Lei nº 3.919 de 1º de setembro de 2015, que proíbe a comercialização de produtor e uso do narguilé aos adolescentes, menores de 18 anos, e o consumo em lugares públicos, também participou das reuniões do Conselho Municipal sobre Drogas em Dourados e apoiou a realização do III Seminário do Comad.
“Foi um início de ano com muito trabalho. Fico satisfeito com as conquistas, mas reconheço que temos muito o que fazer ainda”, enfatizou Sergio Nogueira.