Sergio Nogueira diz que primeiro desafio do prefeito Alan é tirar saúde de Dourados da UTI
5 de fevereiro de 2021O vereador Sergio Nogueira (PSDB) esteve em Campo Grande nesta semana, oportunidade em que visitou o Grupo Impacto de Comunicação onde foi entrevistado pelo radialista Eli Sousa, no programa “Bronca do Eli”. Ele afirmou que o município de Dourados encontra-se em situação lastimável e que o grande desafio inicial do prefeito Alan Guedes (PP) é tirar a área de saúde que está literalmente na UTI.
Cumprindo seu terceiro mandato na Câmara Municipal de Dourados, Sergio Nogueira relatou que a vontade popular manifestada na eleição passada renovou o mandato de apenas seis dos 19 vereadores que compõem o Legislativo. Hoje, 13 dos 19 edis são legisladores que estreiam na Casa de Leis. “É uma Câmara Municipal que tem muito a contribuir coo Dourados que se encontra em situação lastimável”.
Ele diz que a Saúde está UTI, “passando por um processo de pré-falência múltipla dos órgãos”. Sergio diz que o prefeito Alan vai ter um olhar criterioso para o setor de saúde que, além da população douradense, é responsável pelo atendimento de pacientes oriundos de mais 34 municípios que compõem a macrorregião da Grande Dourados.
Questionado por um ouvinte porque como vereador por oito anos não resolveu o problema da saúde, Sergio Nogueira explica que o vereador não é executor de obras e serviços. Ele apenas fiscaliza as ações do Executivo e cobra providências através de documentos regimentais. “Pedimos as ações à administração passada, porém, elas não foram adotadas pela administração. Faltou transparência administrativa” disse.
Sergio espera que nessa nova gestão as demandas apresentadas por ele e por outros vereadores sejam atendidas pela administração municipal. Ele diz que através da Comissão de Saúde ele e os demais integrantes da Câmara Municipal farão as cobranças e fiscalizarão os resultados de forma que se possa fazer uma gestão de melhor serviços de saúde para a população de Dourados e dos municípios da região que dependem do sistema do nosso município.
O vereador ainda defendeu o prefeito Alan Guedes de cobranças mais duras no atual momento. “Temos pouco mais de um mês de administração e não podemos exigir que milagres sejam feitos para corrigir todos as falhas do passado” disse para destacar a boa vontade do chefe do Executivo que já se deslocou duas vezes a Brasília em busca de recursos junto a deputados, senadores e ministérios do Governo Federal.
“O prefeito tem capacidade. Uma história de militância. Fez várias campanhas dentro do DEM e por isso tem trânsito livre junto a deputados e ministérios. É muito importante a atuação do prefeito buscando emendas para o município juntos aos parlamentares e aos ministérios” avaliou.
Sobre seu trabalho em busca de recursos para ajudar a administração do prefeito Alan Guedes, Nogueira disse que vai atuar junto ao governador Reinaldo Azambuja, que é do seu partido, o PSDB, para trazer investimentos ao município. Ele disse que assim que passou a eleição e foram proclamados os resultados, conclamou a todos a se unirem em favor de Dourados. “Defendo que eleição passou e começa um novo capítulo. É hora de todos darmos as mãos em favor de nosso município”.
Sergio Nogueira comentou que já se reuniu como secretário Eduardo Riedel, pessoa muito atenciosa, e que o prefeito já teve uma conversa preliminar com oi governador do Estado. Ele acredita que a conversa institucional entre prefeito e governador deverá ocorrer nos próximos dias, provavelmente com a presença dos 19 vereadores que levarão as reivindicações em nome do Parlamento.
“O governador Reinaldo Azambuja vai olhar com carinho para Dourados” vaticina Sérgio Nogueira que diz que a cidade está tomada pelos buracos. “A cidade tem um dentro de outro. Você sai de um buraco e entra em outro” disse para lembrar que o governador Reinaldo sinalizou no ano passado que recapearia todo quadrilátero central de Dourados, da Rua Aquidauana à Marcelino Pires e da Cuiabá à Rua Ponta Porã. “Com esse quadrilátero recapeado pelo Governo do Estado, a Prefeitura se incumbirá de atender os bairros e, assim, em nove meses acredito que Dourados terá uma nova cara”.
PROJETOS – Questionado sobre os projetos mais importantes que apresentou ao longo dos dois primeiros mandatos, Sergio Nogueira diz que atua com um diferenciado na Câmara Municipal. “Meus projetos têm foco na criança; no cuidado e no desenvolvimento da criança”.
Ele é autor do Projeto Amigos das Crianças que reverte recursos do Fundo Municipal de Apoio Criança para instituições assistenciais como a Apae, a FunbdaçãoPestalozzi, Casa Santa Rita e outras instituições.
De autoria de Sergio Nogueira são também os projetos instituindo o Maio Laranja e o Dezembro Amarelo. O primeiro prevê orientação e conscientização no combate ao abuso sexual das crianças, que infelizmente é uma prática que ocorre dentro de casa e tem como atores parentes próximos.
Já o Dezembro Amarelo visa a prevenção ao Suicídio. “Em 2020, nos dois últimos meses do ano tivemos o registro do maior número de casos de suicídios da história de Dourados” afirma Sérgio Nogueira. Segundo ele, a depressão é o mal do século. “Assim, somos do entendimento de que devemos tratar as pessoas e não esperar que elas se matem para então tratarmos seus familiares” esclareceu.
Para este ano, Sergio espera ficar mais próximo da população através da criação do Gabinete Digital. “Vamos instituir uma plataforma para que o povo baixe no seu celular e acompanhe o nosso trabalho pelas redes sociais. A pessoa terá acesso aos projetos de lei, dando sugestões, acompanhando o nosso trabalho de fato”.
Sergio acredita que por meio dessa plataforma digital, o eleitor poderá tirar uma foto de um problema na cidade e mandar para ele que se encarregará de fazer o encaminhamento dentro da Sessão, ao tempo que sua assessoria já terá cobrado solução diretamente do órgão responsável.