
Sete curiosidades sobre apps de mensagens no Brasil e no mundo
16 de setembro de 2018Aplicativos de troca de mensagens, como WhatsApp, Facebook Messenger, Telegram e WeChat, fazem parte da rotina de milhões de brasileiros e de mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo. Segundo o levantamento da Mensageria no Brasil, promovido pela Panorama MobileTimee Opinion Box em agosto de 2018, os usuários estão dispostos a ter esses serviços ainda mais presentes em suas vidas, até mesmo em serviços de transações bancárias. Confira, nas linhas a seguir, essas e outras curiosidades sobre mensageiros que irão te surpreender.
1. WhatsApp Status é maior do que Instagram Stories
O WhatsApp Status repete a fórmula do Snapchat: com ele, é possível enviar fotos e vídeos que somem em 24 horas. E, apesar de ter sido lançado somente em 2017, a ferramenta tem feito mais sucesso que o Instagram Stories.
Em junho de 2018, os posts efêmeros do mensageiro atingiram a marca de 450 milhões de usuários ativos por dia em todo o mundo, contra 300 milhões nas histórias da rede social. Já o Snapchat, aplicação que serviu de “inspiração” para o Facebook (dono do Instagram e WhatsApp) criar o recurso, tem somente 191 milhões de contas ativas diariamente.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2017/G/P/cJapYbRs6W5mTwVaoHbg/status-no-whats.png)
Status do WhatsApp pelo Android — Foto: João Gabriel Balbi/TechTudo
2. O uso do Status vem crescendo no Brasil
Os números acima impressionam, mas é provável que algumas pessoas sequer tenham postado ou visto o Status de algum contato no WhatsApp. De acordo com uma pesquisa feita ela Panorama Mobile Time/Opinion Box, em agosto deste ano, essa situação deve mudar no Brasil, uma vez que a quantidade de usuários vem crescendo rapidamente. Em 2017, somente 7% dos entrevistados afirmaram utilizar a ferramenta, número que quadruplicou (28%) em fevereiro de 2018. Em agosto deste ano, uma nova surpresa: quase metade, mais precisamente 41%, disseram que são adeptos das publicações do mensageiro.

WhatsApp mais esperto: saiba como usar respostas automáticas
3. Mais da metade dos brasileiros usam o WhatsApp
Em 2017, porta-vozes do WhatsApp afirmaram que mais da metade dos brasileiros possuía o app de mensagens instalado em seus smartphones. Ao todo, seriam 120 milhões de pessoas utilizando o serviço, em uma população, à época, de 206 milhões, segundo índice do IBGE de 2016. É bastante provável que esse número já tenha crescido, mas, desde então, a empresa não divulgou novos dados sobre os usuários locais.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2018/Z/T/WtVJ9aSryb8gYOmrY6qw/1.whatsapp-deve-lancar-ferramenta-de-deteccao-de-link-suspeito-para-combater-spam.jpg)
WhatsApp já está presente nos celulares de mais de 120 milhões de brasileiros — Foto: Ana Marques/TechTudo
No entanto, a nível global, há novidades mais recentes sobre as estatísticas da aplicação. Em fevereiro deste ano, Mark Zuckerberg, CEO do Facebook (empresa dona do mensageiro), publicou que o programa de bate-papo havia atingido o índice de 1,5 bilhão de usuários ativos por mês. No post, o empresário destacou o crescimento expressivo em um curto período de tempo: em 2014, ano em que sua companhia comprou o programa, eram “somente” 450 milhões de pessoas.
4. WhatsApp bate também o Facebook Messenger
/s.glbimg.com/po/tt2/f/original/2018/08/27/ligacao-whatsapp-siri-iphone2.jpg)
WhatsApp é usado diariamente por 92% das pessoas — Foto: Marvin Costa/TechTudo
A pesquisa realizada pela Panorama Mobile Time/Opinion Box, em agosto deste ano, mostrou que o WhatsApp é o app de bate-papo mais usado no Brasil. Quase todos os entrevistados, mais precisamente 97% deles, afirmou ter o mensageiro instalado no smartphone e 92% desses o utilizam todos os dias. No que diz respeito ao Facebook Messenger, esse número cai para 75%, com percentual de uso diário de 43%. Na lanterna, aparece o Telegram, com somente 15%, dos quais 33% utilizam sempre.
5. Ninguém disse que nunca usa o WhatsApp ou Facebook Messenger
Levando em consideração a frequência do uso dos mensageiros, os entrevistados da pesquisa da Panorama Mobile Time/Opinion Box podiam responder se utilizavam todos os dias, quase todos os dias, algumas vezes por semana, algumas vezes por mês, quase nunca ou nunca. Dentre os usuários do WhatsApp, a menor frequência citada foi “algumas vezes por semana”, com 2% das respostas. Já no Facebook Messenger, 7% confirmaram que não acessam o bate-papo quase nunca. O Telegram foi o único programa com pessoas que nunca utilizam, com 2%.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2018/R/G/YkXakxT1i9g2t9VLDqrA/mensageiro6.jpg)
Tabela com frequência de uso dos mensageiros — Foto: Divulgação/ Panorama Mobile Time/ Opinion Box
6. Metade dos brasileiros quer pagar com WhatsApp
Ainda segundo o levantamento, 53% dos usuários brasileiros do WhatsApp gostariam de usar o aplicativo para realizar pagamentos e transferências bancárias. Desses, 44% prefeririam que o serviço fosse oferecido através de uma conta bancária virtual, criada pelo programa. Já 37% achariam mais interessante associar a aplicação à conta bancária já existente, enquanto 19% optaria por associar seu cartão de crédito.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2018/v/k/DnbSONRiqXoP60wrdRVQ/mensageiros4.jpg)
Brasileiros querem transferir dinheiro via WhatsApp — Foto: Divulgação/ Panorama Mobile Time/Opinion Box
Vale ressaltar que a empresa já testa o envio de dinheiro entre usuários na Índia, seu maior mercado. Programas rivais, como o WeChat, oferece o envio de montantes entre diferentes países e opções de pagamento por QR Code, através do WeChat Pay. No Brasil, o Banco Central estuda as regras para possíveis pagamentos instantâneos, que permitiriam a transferência rápida entre contas, sem necessidade de inserir dados como número de conta, agência e CPF.
7. 29% ainda recebem SMS todos os dias
SMS ainda vive — Foto: Luciana Maline / TechTudo
Apesar do SMS estar caindo em desuso, 88% dos donos de telefone afirmaram ainda receber mensagens em agosto de 2018 (percentual 4% maior do que o obtido em janeiro de 2017). Conteúdos do tipo entram na caixa diariamente de 29% dos entrevistados, mas somente 13% disseram que enviam SMS com a mesma frequência.
Via Panorama Mobile Time/Opinion Box – Mensageria no Brasil – Agosto de 2018