Telefonia e serviços financeiros lideram reclamações no Procon de Dourados
15 de março de 2023Levantamento do Procon (Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor) de Dourados mostra que empresas do ramo financeiro e de telefonia são as que lideram o ‘ranking’ de reclamações do órgão.
Durante todo o ano de 2022, o órgão obteve 4.539 queixas de usuários, na busca de tratativas para insatisfação quanto a produtos/serviços. Deste total, 1700 reclamações eram relacionadas a serviços financeiros (agências bancárias, financiadoras) e 645 a telefonia.
Outras reclamações também registraram número significativo, como na área da saúde, 174, educação, 108, produtos de telefonia e aparelhos de informática,154, turismo e viagens, 133, transporte, 83, habitação, 70, alimentos, 26.
Conforme o diretor do órgão, Antonio Marcos, cerca de 50% dos registros tem sido solucionado, o que representa um índice plausível.
Para ele, o consumidor tem cada vez mais se atentado e buscado seus direitos, o que se dá devido a disseminação de informações neste sentido feitas pelo órgão, em conjunto com outras instituições, mídia, entre outros.
“É um número elevado e mostra que essa consciência tem se ampliado”, diz.
Ações
Na semana que comemora o Dia do Consumidor (15 de março), o Procon realiza uma série de ações, no intuito de conscientização das pessoas quanto ao CDC (Código de Defesa do Consumidor).
Nesta quarta-feira (15) será iniciada a programação de palestras em escolas da rede municipal. Também acontecerá ações em conjunto a universidades particulares. No dia 18, uma blitz educativa acontece em Dourados, na praça Antonio João.
Fonte: Dourados News