VI Seminário Estadual da Água discute gestão de recursos hídricos

VI Seminário Estadual da Água discute gestão de recursos hídricos

27 de fevereiro de 2025 0 Por meums
Spread the love

No dia 21 de março, o Plenário Júlio Maia, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, será palco do VI Seminário Estadual da Água, reunindo especialistas, gestores públicos e representantes da sociedade civil para debater os desafios da gestão dos recursos hídricos diante das mudanças climáticas. O evento se consolidou como um espaço fundamental para a troca de conhecimento e a construção de políticas que garantam a preservação da água, um dos recursos mais valiosos para o desenvolvimento do estado.

A programação inicia às 7h30, com credenciamento. A abertura oficial acontece às 8h, seguida da Mesa 1, que discutirá o Panorama dos Usos Múltiplos dos Recursos Hídricos e Desenvolvimento Sustentável de Mato Grosso do Sul. Entre os palestrantes confirmados estão o deputado Renato Câmara, que abordará as fragilidades e oportunidades da hidrovia do Rio Paraguai, além de Artur Falcette, secretário-adjunto da Semadesc, que apresentará as políticas públicas voltadas ao uso sustentável da água. O debate contará ainda com Leonardo Sampaio, gerente de Recursos Hídricos do Imasul, que falará sobre o Programa de Consolidação do Pacto Nacional pela Gestão das Águas. A moderação será conduzida por Ana Luzia Abrão, mestre em Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos.

Após um debate aberto e pausa para coffee break, a programação segue com a Mesa 2, que tratará das mudanças climáticas e reservação de águas no campo e na cidade. Entre os especialistas, o Dr. Arlindo Muniz, da Comissão de Meio Ambiente da OAB-MS, abordará os desafios da legislação para os municípios. A assessora técnica da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Jordana Girardello, trará um panorama sobre segurança hídrica no campo e segurança alimentar para todos. A mediação será feita por Daniele Coelho Marques, doutora em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional, e a relatoria ficará a cargo de Sueli Teixeira, mestre em Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos.

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) terá uma participação estratégica no evento, contribuindo com sua expertise na gestão de recursos hídricos, qualidade da água, tratamento de esgoto e impactos climáticos. A presença da UEMS fortalece o compromisso com a produção de conhecimento, a formação de profissionais, o engajamento com a sociedade e o fortalecimento da rede de pesquisa sobre os recursos hídricos no estado. 

Para o presidente do Rotary Club de Campo Grande, Lucimar Lacerda, discutir o uso responsável da água é essencial para garantir o abastecimento e a qualidade desse recurso no futuro:

“O Seminário Estadual da Água, em sua sexta edição, se consolida como um espaço de valorização de nossos recursos hídricos. Este ano, ao discutir um tema tão atual e importante no cenário dos múltiplos usos da água, o Seminário sinaliza que, mesmo em Mato Grosso do Sul, tão rico em águas, o uso desse recurso requer cuidados especiais, pensando nas presentes e futuras gerações”, destacou.

Para participar do VI Seminário Estadual da Água, os interessados podem se inscrever de forma simples e rápida. Basta apontar a câmera do celular para o QR Code disponível nos materiais de divulgação do evento, que direcionará automaticamente para o link de inscrição. Outra opção é acessar o site da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) e clicar no banner do evento para preencher o formulário de participação.


Spread the love