Você sabe o que é a Psicomotricidade relacional?
4 de junho de 2020Psicomotricidade relacional é um método de trabalho que proporciona um espaço de legitimação dos sentimentos da criança, investindo na comunicação, verbal e não verbal, com ênfase nos aspectos afetivo-emocionais, através da linguagem corporal. Busca conhecer o corpo nas suas relações múltiplas, perceptivas, imaginárias e simbólicas, ajudando crianças, jovens e adultos no processo de aprendizagem, transformando o corpo num instrumento de ação sobre o mundo e num instrumento de relação e expressão com os outros.
Ela tem por finalidade associar de maneira dinâmica o ato ao sentimento, ao pensamento, ao gesto e a palavra. Não trabalha sobre as dificuldades mas sobre a criança, desenvolvendo a comunicação, a aprendizagem, socialização, ampliando limites e resgatando afetos.
Cada ser humano tem um processo particular de aprender, e a psicomotricidade ajuda a resgatar o humano além do saber, além do conteúdo, viabilizando a capacidade de se relacionar. O educador psicomotricista, ajuda a formar a personalidade da criança, desenvolve sua criatividade e lhe permite conquistar sua identidade e seu equilíbrio afetivo. Em relação direta com a criança estabelece com ela uma relação de ajuda, tornando-se parceiro de jogos simbólicos espontâneos, que fazem com que a criança expresse seus desejos, suas dificuldades relacionais, em um espaço de segurança, sem julgamento, dentro de um tempo privilegiado com o uso de materiais ou não.
Os medos, as faltas afetivas, a afetividade, a agressividade, a sexualidade são vivenciados na plenitude e brincando, assim a criança apresenta sua estrutura psíquica, suas fantasias conscientes e inconscientes.
O psicomotricista relacional com empatia, entra em consonância emocional com a criança para que ela encontre eco e aceitação de si no adulto, para que a relação aconteça de forma inteira e não fracionada. É uma maneira de receber o outro, aceitar o outro e o que ele produz, perceber seu emocional, acolher e ser parceiro da criança, trabalhando com autoridade e segurança, fazendo com que o espaço terapêutico seja garantia de ordem e de segurança.
O psicomotricista relacional tem uma escuta atenta, atua como parceiro simbólico e como lei tranquilizadora, fazendo com que o brincar seja um espaço de descoberta de potencialidades proporcionando que cada criança se revele e seja vista como ser único.
É importante ressaltar que para se trabalhar com psicomotricidade relacional é fundamental que o adulto saiba brincar, colocar seu sentimento e sua intuição a serviço do jogo, onde uma linguagem verbal dá lugar a não verbal, onde emoções e sentimentos são expressos na troca de olhares, no toque, no afeto, no encontro, despertando o desejo de aprender e fazendo com que a escola seja um espaço de aprendizagem significativa.
É agir antes do diagnóstico mudando a vida da criança. Diante do resultado obtido, comprovou-se a eficácia da psicomotricidade relacional, como forma de prevenção e estímulo ao desenvolvimento da criança, como cita André Lapierre “o desejo de aprender é um componente secundário do desejo de agir, do desejo de ser”.
Denise Caramori
Psicopedagoga/Terapeuta
Equoterapeuta/Equitadora
denicaramori@hotmail.com