Crimes virtuais

Crimes virtuais

10 de outubro de 2018 0 Por meums
Spread the love

Por Jackeline de Lara*

Bom mesmo é poder falar o que pensa, desde que não seja mentira. Bom mesmo é pensar com liberdade, desde que não seja para articular injustiça. Bom mesmo é sentir coisas boas, ou sentimentos que sejam de dor, desde que por coisas naturais ao ser humano, e não por se deparar com traições, maldades vindas do outro.

A liberdade de expressão, tão falada nos dias de hoje, tão buscada por todos nós, tem sido tema de palestras, movimentos, lutas, embora o que mais observamos na prática, é que nem sempre essa “pouca” liberdade que temos atualmente, seja usada com responsabilidade.

Na verdade, o que mais se vê, são xingamentos, distorção de fatos, e calúnias nas bocas, faixas, etc, dos que se julgam sem direito de voz, mas também. A verdade deve sim ser gritada, ao menos neste contexto em que atualmente estamos inseridos, quando muitos se fingem de surdos.

O problema está, quando a mentira, a difamação, é ouvida, e um inocente sai prejudicado, por causa de um (a) mal intencionado (a), e isso infelizmente está virando rotina. Basta olhar as redes sociais, logo se vê posts mentirosos, prints de conversas pela metade, tornando a realidade dos fatos distorcida, calúnias contra pessoas, e as vítimas dificilmente conseguem provar inocência, não quando pensamos no lado em que milhares de pessoas que leram, ou assistiram, as publicações difamadoras, mas nas dezenas que ficarão sabendo que se tratava de mentiras.

Já existem leis brandas para crimes virtuais, que deveriam ser vistos com mais severidade em forma de lei, levando em conta, os reais prejuízos que causam e no mesmo peso e na mesma medida serem as sentenças, mesmo assim acredito que quando nos sentirmos de alguma forma, lesados, devemos sim, ir até o fim, atrás de nossos direitos, para que esses infratores não fiquem na impunidade, e a realização de coleta de testemunhas, printes, arquivamento do máximo de provas possíveis, e um boletim de ocorrência são os primeiros passos.

* Jackeline de Lara, graduada em Pedagogia, especialista em Educação Especial e em  Educacão Infantil e Séries Iniciais, proprietária do Espaço Kids. Casada e mãe de duas lindas filhas.

 

 


Spread the love