Liandra pede inclusão de aldeias indígenas  no plano de esgotamento sanitário da Sanesul

Liandra pede inclusão de aldeias indígenas no plano de esgotamento sanitário da Sanesul

25 de maio de 2021 0 Por redacao
Spread the love

A vereadora Liandra da Saúde (PTB) usou a tribuna da Câmara Municipal, durante a sessão realizada nesta segunda-feira (24) para pedir a inclusão das aldeias indígenas no projeto de universalização do esgotamento sanitário em Dourados. Em indicação, ela encaminhou pedido endereçado ao prefeito Alan Guedes (PP) e ao governador Reinaldo Azambuja (PSDB), com cópias ao diretor-presidente da Sanesul, Walter Carneiro Junior e ao diretor regional Madson Valente.

Liandra citou a aplicação de recursos de aproximadamente R$ 8,5 milhões destinados a ampliação do esgotamento sanitário em execução em Dourados e apontou a necessidade da expansão nas aldeias Jaguapiru, Bororó e Panambizinho. “A população indígena já tem ultrapassado o número de 17 mil habitantes, sendo considerada inclusive a segunda maior aldeia indígena do País”, ressaltou.

Segundo consta, a Sanesul já executou mais de 70% de esgotamento sanitário no município de Dourados, com previsão de universalização de 100% nos próximos anos. “Neste sentido, solicitamos que sejam ampliadas as redes de esgoto nas aldeias de Dourados, considerando a situação de precariedade que algumas famílias indígenas residem na localidade sem condições mínimas de higiene”, reforçou a vereadora.

CCZ NAS ALDEIAS

Outra preocupação da vereadora Liandra está relacionada à assistência dos agentes do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) nas aldeias indígenas. Desta forma, recentemente ela encaminhou solicitação ao Executivo, pedindo a instalação de um posto de atendimento do CCZ nas aldeias Bororó e Jaguapirú. “O CCZ é responsável pela inspeção e atendimento de animais, sendo que o local onde se encontra instalado é de difícil acesso aos moradores das reservas indígenas de Dourados, mas que necessitam com frequência de atendimento deste órgão”, justifica.

Foto: Valdenir Rodrigues


Spread the love