Mesmo com prazo de dois anos, curso de Direito da UNIGRAN já atende novas Diretrizes do MEC
24 de janeiro de 2019Nos últimos anos, especialistas da área da Educação têm apontado a necessidade da universidade brasileira se reinventar, mudando principalmente o método de ensino executado, sob o risco da extinção de alguns cursos superiores.
Um dos 30 cursos que devem passar por transformações é o curso de Direito, um dos mais tradicionais do país, que inclusive já foi alvo de decisões do Conselho Nacional do Ministério da Educação – MEC, que implantou recentemente um novo marco regulatório para o ensino jurídico, quando em dezembro do ano passado foi publicada a Resolução nº 05/2018 que instituiu novas diretrizes curriculares nacionais para a formação superior.
Com isso, todas as faculdades de Direito deverão observar as novas disposições e não mais a Resolução nº 09/2004, que foi revogada.
Entre as mudanças, a nova legislação faz uma releitura dos oito requisitos essenciais já previstos na resolução revogada e é mais rigorosa quanto à necessidade do preparo mais denso do universitário do curso de ciências jurídicas, devendo as instituições de ensino superior em Direito obrigatoriamente capacitar os alunos para 14 novas competências.
Ainda, houve o acréscimo de três novos conhecimentos na área essencial do curso: Teoria Geral do Direito, Direito Previdenciário e Mediação, Conciliação e Arbitragem.
Dessa forma, acredita-se que o ensino superior brasileiro caminha para sair do formato de uma universidade tradicional, estruturada em blocos rígidos de disciplinas que produzem conhecimentos específicos para uma profissão, e chegar ao modelo de uma universidade que ofereça o desenvolvimento pleno para a vida dos alunos.
Embora as Instituições de Ensino Superior – IES – do Brasil tenham o prazo de dois anos para se adequarem às novas diretrizes nacionais, a alta qualificação do corpo docente do curso de Direito da UNIGRAN, que busca constante aprimoramento para manter e melhorar os índices de qualidade atingidos, já garantiu ao curso o cumprimento das novas determinações do MEC.
“O ensino do Direito no Brasil continua o mesmo de 300 anos atrás, mantendo a figura do professor como central no processo de ensino-aprendizagem, tornando-o então, a principal fonte de conhecimento. As discussões e mudanças recentes objetivam mudar exatamente isso, tornando o professor um mediador entre o conhecimento teórico e a aplicação prática, caracterizando-o como um facilitador do processo de aprendizagem e tornando o acadêmico o protagonista de sua própria formação”, explicou o professor Joe Graeff Filho, coordenador do curso de Direito da UNIGRAN.
Joe explicou também que, antes mesmo da nova resolução, os professores já haviam identificado a necessidade de aplicar mais inovação teórica no curso da Instituição, para isso, foram inseridas novas tecnologias e metodologias ativas, oportunizando aos alunos maior acesso à informação, garantindo o acompanhamento das mudanças legislativas, que acontecem de forma acelerada.
Direito na UNIGRAN
Com 43 anos de existência e contando com egressos desembargadores, juízes, promotores, procuradores e profissionais em outras posições de destaque na área jurídica, o curso de Direito da UNIGRAN é um dos melhores do Brasil, sendo, portanto, a melhor escolha para quem pretende estar entre os melhores profissionais do Direito atuando no mercado de trabalho.
O curso de Direito da UNIGRAN forma bacharéis em Ciências Jurídicas, que podem atuar em todas as dimensões da área – desde advocacia, até a carreira jurídica, podendo prestar concursos para juiz, promotor, delegado de polícia, entre outros.
Os estudantes da UNIGRAN têm contato com a prática da profissão em três etapas. Duas delas são feitas em sala de aula e no Laboratório Jurídico, constituído na forma de cartório simulado, propiciando aos alunos um primeiro contato com regras práticas do dia a dia da vida Forense, e a terceira no Núcleo de Prática e Assistência Jurídica (NPAJ), que é espaço destinado para vivência profissional, supervisionada por especialistas.
Com duração de dez semestres, o curso é oferecido nos períodos matutino e noturno. Para mais informações basta clicar no link www.unigran.br/curso/2. Para ingresso em 2019, a UNIGRAN oferece vagas por meio do Vestibular que pode ser agendado no site www.vestibularunigran.com.br, ou ainda com a nota do Enem ou como portador de diploma. Mais informações pelos telefones (67) 3411 4133 ou no (67) 99222-5948 (WhatsApp).