Vacina contra a covid-19 para crianças é retomada na segunda e núcleo alerta pais com volta às aulas

Vacina contra a covid-19 para crianças é retomada na segunda e núcleo alerta pais com volta às aulas

3 de fevereiro de 2023 0 Por meums
Spread the love

Após ter pausado a vacinação do covid-19 para crianças no final do ano, Dourados volta a oferecer as doses nesta segunda-feira (06). O público-alvo é de 6 meses até 11 anos, sendo um novo lote de vacinas pediátricas da Pfizer, para crianças de 5 a 11 anos, e da Pfizer Baby, direcionadas para crianças de 6 meses a 2 anos e 11 meses. As doses são destinadas tanto para completar o ciclo vacinal (dose 2) como para a primeira.

Com o período de fevereiro que marca a volta às aulas nas unidades escolares,  o gerente do Núcleo de Imunização Edvan Marcelo Marques destaca aos pais/ responsáveis que se atentem à caderneta de vacinação dos menores, com foco em prevenção da covid-19 e outras doenças que possuem imunização disponível como influenza, sarampo e poliomielite.
“Estamos iniciando um ano escolar, as crianças acabam ficando mais aglomeradas em salas de aulas, esse encontro de crianças acaba oferecendo condição de maior de adoecimento, falando de covid, mas valido também falar da importância do calendário vacinal das crianças em relação as demais vacinas de forma completa para que possamos inibir proliferação de doenças”, destaca.

Outro ponto ressaltado pelo gerente do Núcleo de Imunização Edvan Marcelo Marques é que os pais/ responsáveis devem se atentar a necessidade de completar o ciclo vacinal dos menores, observando a recomendação para Pfizer Baby indicada para crianças de 6 meses a 2 anos, 11 meses e 29 dias, com ou sem comorbidades, com  esquema de vacinação primário composto por três doses, sendo a D1 e D2 aplicadas com um intervalo de quatro semanas entre uma dose e outra. A terceira dose precisa de um espaço de oito semanas, após a administração da segunda dose.

No caso da Pfizer Pediátrica, indicada para crianças de 5 a 11 anos de idade, o esquema de vacinação primário é composto por duas doses, sendo a D1 e D2 aplicadas com um intervalo de oito semanas entre uma dose e outra.

Já a dose de reforço deve ser aplicada com um espaço de quatro meses, após a administração da segunda dose.

Serviço 

As UBSs atendem de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h. A Sala de Vacinação do PAM funciona de segunda a sexta-feira, entre 13h e 18h, e aos sábados das 8h às 13h.

 

Fonte: Dourados News


Spread the love