Varíola dos macacos: MS tem 12 casos ativos da doença, quatro em Dourados
22 de outubro de 2022O boletim epidemiológico que monitora a evolução dos casos da Monkeypox, também conhecida como Varíola do Macacos, divulgado nesta sexta-feira (21), aponta o total de 12 casos ativos da doença que em todo o Mato Grosso do Sul, desse número, quatro casos são de Dourados.
Os números divulgados pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) mostram que desde que os casos começaram a ser contabilizados, o Estado acumula o total de 139 casos confirmados até o momento, onde 131 são considerados curados, quatro foram classificados como prováveis e 12 são casos ativos.
Dourados já totalizou 16 casos confirmados, desde o início dos registros, desses, 12 são considerados curados e quatro se encontram ativos.
A maior e mais populosa cidade do interior do Estado é a segunda que mais confirmar infecções da doença, ficando atrás de Campo Grande que acumula 101 confirmações, onde cinco ainda são casos ativos.
A SES também divulgou a análise do perfil dos infectados, 36,4% do total em todo o MS são da faixa etária de 20 a 29 anos, seguido pelo grupo com idades de 30 a 39 anos (30,8% dos casos) e em terceiro lugar ficou o grupo com idade entre 40 e 49 anos (16,8%).
Dos casos confirmados 87,4% são do sexo masculino e 12,6% feminino.
Entre as prováveis formas de contágio, a por relação sexual é a mais incidente nos casos confirmados, e representa 61,8% dos casos.